A Cultura Blog



A cultura blog pode ser compreendida como a evolução da cultura da internet onde os blogs têm assumido o papel de divulgar percepções do próprio indivíduo que escreve ou de pequenas coletividades, sobre diversos temas. Dentre os assuntos mais explorados estão aqueles relacionados às vivências pessoais do próprio autor de modo a compartilhá-las com seus leitores. Mas, mais do que isso é um espaço democrático para agregar pessoas com interesses em comum, constituindo-se no chamado conceito small media, onde o meio é a mensagem, bem como todo seu contexto e produtor. 

Na atualidade, é possível observar uma aceleração e flexibilização do espaço e tempo e as comunicações em rede têm papel fundamental na globalização da informação, seja no contexto econômico, político, sociocultural. Isso se deve às inovações tecnológicas que permitem conectar diversos grupos de pessoas ao redor do mundo. E através desses recursos é possível promover mudanças culturais, segundo afirmam pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, Castells. Convém salientar que esse novo sistema de comunicação não se dá apenas pela tecnologia, como também por parte do usuário, dentro de um determinado contexto sociocultural, ou seja, o sujeito, o meio e a tecnologia são fatores que se relacionam.

Para Giddens, as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) estão ancoradas em dois pontos fundamentais: desencaixe e reflexividade.

Desencaixe - refere-se ao fato de que as interações sociais hoje em dia deslocam-se de um ambiente físico local para serem vivenciadas em um ambiente virtual que expande o espaço/tempo. Já a reflexividade refere-se às constantes atualizações possíveis, tendo em vista o grande fluxo de informações.

O fato é que é indiscutível que a internet é uma das principais inovações tecnológicas responsável por uma verdadeira revolução cultural, com ferramentas e linguagens próprias, frequentemente atualizadas e reiventadas, dentre elas os blogs, fortemente apreciados por pesquisadores, jornalistas, técnicos, seja para produção de conteúdo ou para pesquisa.

O blog tornou-se uma ferramenta popular por ser de fácil acesso e compreensão servindo a diversos tipos de sites: pessoais, notícias, intranets corporativas, etc. A facilidade se dá ao fato de que não é preciso que o usuário tenha algum tipo de domínio quanto à programação porque essa ferramenta está programada em linguagem da web, o que permite a edição instantânea do conteúdo, e também por ser um serviço gratuito.

É possível perceber, segundo a pesquisadora Carolina Paz, Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, três importantes vertentes na apreciação dos conteúdos dos blogs: o “culto da pessoa comum”; a apropriação local da ferramenta enquanto small media; e a sua potencialidade de formar e catalisar comunidades.

Idolatria dos Comuns

Boa parte dos blogs funciona como um diário que apresenta situações cotidianas da vida privada do autor, o que para alguns teóricos é traduzido com o conceito de hiper-realidade, onde o conteúdo é manipulado, editado pelo autor, como se fosse ele autor personagem, similar à experiência em reality shows onde as vivências também recebem algum tipo de roteiro ou edição para então serem transmitidas. Segundo o autor Durand, figuras de retórica (hipérboles, elipses, metáforas, etc.) podem ser úteis na aceitação do público leitor permitindo que ele sonhe com um mundo onde tudo é possível.  

Manifestação small media

Uma importante contribuição dos “blogueiros” é a atualização constante de informações sobre diversos temas. Alguns blogs adquiriram inclusive status de noticiários. A apropriação da mídia digital permite ao público a produção e compartilhamento da informação na rede, o que caracteriza o conceito small media, ou seja, uma nova dimensão no conjunto dos meios de comunicação diferente do mass media.

Na small media a interlocução está mais próxima do que seja o contato face a face, senão pela proximidade geográfica, mas pela cultura. Isso vale para sites pessoais bem como para aqueles que tratam sobre assuntos específicos, como música, cinema, humor, jornalismo, etc. Conforme a autora Santaela, esse novo formato de mídia caracteriza a cultura das mídias.

“A cultura que nasce nos trânsitos, intercâmbios, fricções e misturas entre os diferentes meios de comunicação, produzindo como conseqüência um movimento constante de transformação nas formas tradicionais de produção de cultura, eruditas e populares, assim como nos processos de produção e recepção da cultura de massas” (Santaella, 1992, p.08).

Há uma interação entre essas diversas formas culturais que dinamiza as relações entre os agentes da comunicação e da produção cultural. Dessa forma, se ampliam as possibilidades de leitura de maneira diversificada por parte do público sobre uma mesma notícia.

Comunidades blogueiras

Hoje em dia, onde vivemos em um mundo globalizado e ainda assim separado por questões geográficas, culturais e políticas exacerbadas que tendem a nos afastar, é louvável, segundo afirma Castells(1999) o esforço por manter uma rede de comunicação que aproxime as individualidades para a construção de identidades coletivas. Ou seja, as individualidades são reunidas gerando coletividades, como por exemplo, na formação de comunidades ou grupos em redes sociais.

Enquanto ferramentas de comunicação, os blogs têm servido à formação de pequenos grupos virtuais, reunindo na internet equipes de trabalho, famílias, grupos de amigos, colegas de faculdade. Já os blogs com enfoque na produção de conteúdo, jornalístico, educativo, corporativo, entre outros, surgem como potenciais geradores de integração e diálogo entre indivíduos (autores e leitores) num mesmo espaço (site), o que representa um importante meio de divulgação e termômetro para visualizar a aceitação do público.


Diesi Star J. Ayala 
Formanda do curso de Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda 
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul, Brasil.

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