A Cultura Blog
A cultura blog pode ser compreendida como a
evolução da cultura da internet onde os blogs
têm assumido o papel de divulgar percepções do próprio indivíduo que escreve ou
de pequenas coletividades, sobre diversos temas. Dentre os assuntos mais explorados
estão aqueles relacionados às vivências pessoais do próprio autor de modo a
compartilhá-las com seus leitores. Mas, mais do que isso é um espaço
democrático para agregar pessoas com interesses em comum, constituindo-se no
chamado conceito small media, onde o
meio é a mensagem, bem como todo seu contexto e produtor.
Na atualidade, é possível
observar uma aceleração e flexibilização do espaço e tempo e as comunicações em
rede têm papel fundamental na globalização da informação, seja no contexto
econômico, político, sociocultural. Isso se deve às inovações tecnológicas que
permitem conectar diversos grupos de pessoas ao redor do mundo. E através
desses recursos é possível promover mudanças culturais, segundo afirmam pesquisadores
de diversas áreas do conhecimento, como, por exemplo, Castells. Convém
salientar que esse novo sistema de comunicação não se dá apenas pela
tecnologia, como também por parte do usuário, dentro de um determinado contexto
sociocultural, ou seja, o sujeito, o
meio e a tecnologia são fatores que se relacionam.
Para
Giddens, as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) estão
ancoradas em dois pontos fundamentais: desencaixe e reflexividade.
Desencaixe - refere-se ao fato de que as
interações sociais hoje em dia deslocam-se de um ambiente físico local para
serem vivenciadas em um ambiente virtual que expande o espaço/tempo. Já a
reflexividade refere-se às constantes atualizações possíveis, tendo em vista o
grande fluxo de informações.
O fato é que é indiscutível que a internet é uma
das principais inovações tecnológicas responsável por uma verdadeira revolução cultural, com ferramentas e
linguagens próprias, frequentemente atualizadas e reiventadas, dentre elas os
blogs, fortemente apreciados por pesquisadores, jornalistas, técnicos, seja para
produção de conteúdo ou para pesquisa.
O blog tornou-se uma ferramenta popular por
ser de fácil acesso e compreensão servindo a diversos tipos de sites: pessoais,
notícias, intranets corporativas, etc. A facilidade se dá ao fato de que não é
preciso que o usuário tenha algum tipo de domínio quanto à programação porque
essa ferramenta está programada em linguagem da web, o que permite a edição
instantânea do conteúdo, e também por ser um serviço gratuito.
É possível perceber, segundo a pesquisadora Carolina
Paz, Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, três importantes
vertentes na apreciação dos conteúdos dos blogs: o “culto da pessoa comum”; a
apropriação local da ferramenta enquanto small
media; e a sua potencialidade de formar e catalisar comunidades.
Idolatria
dos Comuns
Boa parte dos blogs funciona como um diário
que apresenta situações cotidianas da vida privada do autor, o que para alguns
teóricos é traduzido com o conceito de hiper-realidade,
onde o conteúdo é manipulado, editado pelo autor, como se fosse ele autor
personagem, similar à experiência em reality shows onde as vivências também
recebem algum tipo de roteiro ou edição para então serem transmitidas. Segundo o
autor Durand, figuras de retórica (hipérboles, elipses, metáforas, etc.) podem
ser úteis na aceitação do público leitor permitindo que ele sonhe com um mundo
onde tudo é possível.
Manifestação
small media
Uma importante contribuição dos “blogueiros”
é a atualização constante de informações sobre diversos temas. Alguns blogs adquiriram
inclusive status de noticiários. A apropriação da mídia digital permite ao
público a produção e compartilhamento da informação na rede, o que caracteriza o
conceito small media, ou seja, uma nova dimensão no conjunto dos meios
de comunicação diferente do mass media.
Na small media a interlocução está mais
próxima do que seja o contato face a face, senão pela proximidade geográfica,
mas pela cultura. Isso vale para sites pessoais bem como para aqueles que
tratam sobre assuntos específicos, como música, cinema, humor, jornalismo, etc.
Conforme a autora Santaela, esse novo formato de mídia caracteriza a cultura das mídias.
“A cultura que nasce nos trânsitos, intercâmbios,
fricções e misturas entre os diferentes meios de comunicação, produzindo como
conseqüência um movimento constante de transformação nas formas tradicionais de
produção de cultura, eruditas e populares, assim como nos processos de produção
e recepção da cultura de massas” (Santaella, 1992, p.08).
Há uma interação entre essas diversas formas
culturais que dinamiza as relações entre os agentes da comunicação e da
produção cultural. Dessa forma, se ampliam as possibilidades de leitura de
maneira diversificada por parte do público sobre uma mesma notícia.
Comunidades
blogueiras
Hoje em dia, onde vivemos em um mundo
globalizado e ainda assim separado por questões geográficas, culturais e
políticas exacerbadas que tendem a nos afastar, é louvável, segundo afirma
Castells(1999) o esforço por manter uma rede de comunicação que aproxime as individualidades
para a construção de identidades coletivas. Ou seja, as individualidades são
reunidas gerando coletividades, como por exemplo, na formação de comunidades ou
grupos em redes sociais.
Enquanto ferramentas de comunicação, os blogs
têm servido à formação de pequenos grupos virtuais, reunindo na internet equipes
de trabalho, famílias, grupos de amigos, colegas de faculdade. Já os blogs com
enfoque na produção de conteúdo, jornalístico, educativo, corporativo, entre
outros, surgem como potenciais geradores de integração e diálogo entre
indivíduos (autores e leitores) num mesmo espaço (site), o que representa um
importante meio de divulgação e termômetro para visualizar a aceitação do
público.
Diesi Star J. Ayala
Formanda do curso de Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
(UNISINOS), Rio Grande do Sul, Brasil.

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